Skip links

A escova de dentes deve ser desinfetada para prevenir doenças graves

As escovas de dentes devem ser desinfetadas regularmente para eliminar bactérias e para prevenir doenças graves, como cardiopatias ou pneumonias. Quem o diz é a Agência Brasil que garante que sem a devida desinfeção, o hábito de escovar os dentes pode deixar de ser saudável para se tornar num foco de infeções.

De acordo com os médicos dentistas desta organização, os hábitos de higiene oral não se devem resumir a escovar os dentes depois das refeições e a usar fio dentário. As cerdas das escovas de dentes devem ficar protegidas e não devem ser deixadas no ambiente húmido das casas de banho.

A humidade contribui para a fixação dos microrganismos que circulam no ar, pelo que utilizar uma escova de dentes com a “cabeça” desprotegida significa que estamos “a colocar na boca uma quantidade considerável de bactérias”, refere a Agência Brasil.

Essas bactérias podem provocar várias doenças, como a periodontite, candidíase, gengivite, cáries e até diarreias. Como prevenção, a escova deve ser guardada com um protetor ou até fora da casa de banho.

Return to top of page